Skip links

Capela de Santa Marta das Cortiças

Esta Capela, situada no topo do monte com o mesmo nome, prova ser muita antiga pela data gravada na pedra que faz parte integrante do arco interior da mesma (1520). Porém, há relatos de que é a data da sua reedificação mandada executar pelo então Arcebispo D. Diogo de Sousa (1502-1532), substituindo-se a que já existia no século doze, a qual se encontrava derribada. Mas a primitiva capela de Santa Marta, “… de que resta um capitel do modelo dos aproveitados na primitiva construção da Mesquita de Córdova”, já existia aquando da destruição de Braga pela invasão muçulmana.

Além da Capela, neste local, pode-se observar, um panorama extraordinário: os vales do Cávado, do Ave e do Este, as cidades de Braga e Guimarães e, já na lonjura, Barcelos e as serras do Gerês e do Marão.

No recinto da Capela, ergem-se nomerosos sobreiros, daí o nome Santa Marta das Cortiças, onde se podem disfrutar maravilhosas sombras nos dias quentes de verão, e onde se encontram também algumas mesas em predra para uso das numerosas pessoas que procuram este local.